Cidades

Vagas abertas para ensino de jovens e adultos em Itaboraí

Vagas são para ensino de jovens e adultos. Foto: Arquivo/PMI

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur) está com inscrições abertas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todas as 18 unidades escolares municipais de ensino que possui este segmento.

Atualmente a rede municipal de ensino conta com 2,5 mil alunos matriculados na EJA, divididos em 18 escolas, sendo 16 com aulas à noite e duas no diurno.

A EJA é destinada aos jovens, adultos e idosos que precisam dar continuidade aos estudos ou que não tiveram acesso na idade regular. Vale destacar que a modalidade é para estudantes a partir dos 15 anos de idade.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), Osório de Souza, a EJA permite que o aluno retome seus estudos e os conclua em um período menor de tempo.

"Conhecimento é algo que ninguém nos tira. Então temos que lutar pelo o que almejamos, não importa a idade que temos. Com a EJA, os alunos tem a possibilidade de se qualificar e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho", frisou o secretário.

Segundo a assessora pedagógica da EJA, Adriana Barbosa, a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que visa restaurar o direito à Educação Básica, através da valorização dos saberes adquiridos pelos sujeitos jovens e adultos ao longo das suas vidas.

"A sua função é assegurar oportunidades educacionais apropriadas, garantindo assim a permanência e o sucesso escolar do seu público alvo, que é composto pela classe trabalhadora", comentou Adriana.

A inscrição pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, na escola que o aluno quer estudar. Os documentos originais e cópias são: certidão de nascimento; comprovante de residência atualizado; cartão de vacinação; cartão Bolsa Família, caso tenha; cartão do SUS; tipo sanguíneo e fator RH; RG e CPF do responsável e aluno; duas fotos 3x4 e protocolo de transferência.

Caso o aluno não tenha o comprovante de escolaridade, a escola fará a regularização da vida escolar do aluno. Vale ressaltar que menor de idade deve ir acompanhado do responsável.

< Acidente envolvendo carreta interdita via em Niterói Coronavírus: Japão registra primeira morte <